Buscar
  • carvaz9

O que é viscossuplementação?


O líquido sinovial  é uma substância produzida e renovada continuamente pela

membrana que envolve o joelho (membrana sinovial).

Esse líquido é muito importante e atua de maneira similar a um óleo de motor

de automóvel, lubrificando e protegendo as cartilagens do joelho.

Por isso, o líquido sinovial é bem viscoso e elástico.

Estudos demonstraram que com o passar da idade e com o excesso de exercícios,

a quantidade do líquido sinovial vai diminuindo e ele perde sua propriedade viscosa,

tornando-se mais fino e deixando assim que as cartilagens se desgastem, devido, principalmente, ao maior atrito entre elas (artrose).

A artrose pode causar dor, inchaço e dificuldade para movimentação do joelho.

Os viscossuplementos são medicamentos produzidos em laboratório a partir de uma substância natural chamada hialuronato e que substituem, temporariamente, o fluido sinovial danificado, melhorando a dor e a função da articulação do joelho.

Esse tratamento é chamado Viscossuplementação, e, em geral, reduz a dor e ajuda e evitar o desgaste das cartilagens por um período de até seis meses. Contudo, em pessoas com alguns tipos de dor no joelho, esse efeito benéfico pode ser estendido por até um ano.


Os viscossuplementos podem ser aplicados pelo médico no próprio consultório, com desconforto mínimo, semelhante à aplicação de uma injeção no músculo.

Após a aplicação, que é feita com anestesia local, a pessoa pode andar e dirigir normalmente, e depois de cerca de 3 dias, retornar à suas atividades físicas.


A viscossuplementação tem sido, assim, utilizada com efeitos benéficos em pessoas mais idosas com artrose (para melhora das dores), e nos indivíduos mais jovens, que desempenham atividades físicas mais intensas e prolongadas (para ajudar a prevenir o desgaste articular).


Acesse www.synvisc.com.br para saber mais.



3 visualizações

© Dr. Carlos Eduardo Sanches Vaz

2020