top of page

LESÕES DOS MENISCOS DO JOELHO

Uma vez lesionados, os meniscos podem causar dor, inchaço e muitas vezes limitação dos movimentos. Além disso, episódios de bloqueios (travar) no joelho são comuns. Na suspeita de uma lesão meniscal (rompimento), após a consulta médica e o exame clínico do joelho, geralmente o médico solicita um exame de ressonância magnética. Este exame serve para confirmar o diagnóstico e ver detalhes da lesão como seu tipo, tamanho e localização. 


 

COMO PODEM SER TRATADAS AS LESÕES DOS MENISCOS? 

 

 

Confirmada a lesão, a maioria dos casos requer cirurgia. A boa notícia é que hoje o tratamento cirúrgico é feito por meio da técnica de videoartroscopia (cirurgia por vídeo), onde o cirurgião faz de duas a três incisões mínimas no joelho (4mm), por onde introduz uma lente conectada a uma micro-câmera de alta definição.

 

A imagem do interior do joelho é transmitida a uma tela, por onde pode-se identificar e tratar as lesões existentes.

Dependendo da lesão, o menisco pode ser suturado (sutura meniscal), utilizando-se atualmente materiais  que aproximam firmemente a rotura até sua cicatrização completa. Após algum tempo, estes materiais se dissolvem e são removidos completamente (material absorvível).

Se a sutura não é possível, como nos casos onde a parte lesada esta esmagada, remove-se somente esta parte “estragada” com um aparelho especial, preservando-se a região intacta (meniscectomia parcial).

O retorno aos esportes ocorre em média de 3 a 6 semanas após a cirurgia, com o término da fisioterapia, que é parte fundamental do tratamento e garante uma recuperação segura e adequada.

Exemplo de meniscectomia parcial

Exemplo de sutura meniscal

bottom of page